As estações do ano no Brasil não são facilmente demarcadas. Temos a maior parte do ano com tempo quente, e nem no inverno chegamos a vivenciar temperaturas tão baixas. A maior diferenciação é o tempo seco dos meses mais frios em relação ao clima úmido do verão brasileiro.

Ainda assim, mesmo morando no país “em que se plantando tudo dá”, há alguns alimentos que são próprios de determinadas estações.

Inverno brasileiro e seus alimentos

Carambola, banana-nanica, caju, kiwi, mamão, são frutas que se desenvolvem bem no clima “frio” do país. Alguns destes nem são nativos daqui, porém foram trazidos e se adaptaram tão bem que, em alguns casos, são considerados genuinamente brasileiros – como é o caso da nossa conhecida banana.

No que diz respeito a verduras e legumes, agrião, alho-poró, escarola, erva-doce, milho-verde, nabo, inhame, mandioquinha e favas são algumas das opções amplamente disponíveis na época.

Por que é importante pensar na época dos alimentos?

A tecnologia já permite que se produza alimentos “fora do tempo”. Ambientes climatizados e controlados, alguns fertilizantes, e voilá: conseguimos ter lichias no inverno. O que isso pode trazer de prejuízo? A possibilidade de perigos químicos estarem presentes em seu alimento é muito maior.

Para incentivar a produção fora da época são utilizados fertilizantes, hormônios e aditivos químicos que podem trazer malefícios à saúde de quem os ingere.

Respeitar os ciclos naturais faz com que não sejam necessários aditivos, pois a fruta naturalmente nasce em determinado tempo. Na mesa, isso reflete em comidas mais saudáveis, já que a possibilidade de que estes alimentos sejam produzidos organicamente é muito maior.

O Restaurante Bonjardim faz questão de se manter alinhado às estações do ano e privilegiar a escolha dos alimentos em suas épocas. Isso é sinal de respeito à natureza, à saúde de nossos clientes e reflete nossa visão de manter a qualidade sempre em primeiro lugar!