Os 5 nutrientes essenciais que devem estar presentes em seu dia a dia.

Aprender a consumir os alimentos certos é uma forma de deixar o corpo saudável. Na correria do dia a dia muitas coisas são deixadas de lado, inclusive a saúde. Um dos setores mais afetados é a alimentação, contudo os nutrientes presentes nos alimentos são aliados de uma vida saudável. O organismo necessita de diversos tipos de nutrientes para se manter em pleno funcionamento, mas deve sempre obedecer à equação do equilíbrio: nem muito, nem pouco. Quando o corpo entra em desequilíbrio, podem surgir algumas doenças oportunistas. Há alguns nutrientes que são indispensáveis para uma saúde integral.

Alimentação rica – variedade de nutrientes.

Glicose – A glicose é responsável pela produção da energia do corpo, principalmente para o cérebro. Ela é obtida por diversas maneiras, principalmente no consumo de carboidratos, os quais devem ser obtidos no consumo de alimentos integrais, farinhas, frutas e legumes.

Aminoácidos – Eles são pequenas partes que constituem a proteína, essencial para formação de diversos tipos de tecidos como os órgãos e cabelos, além da regulação de hormônios relacionados ao sono e ao humor. Alguns aminoácidos podem ser formados pelo organismo, mas a grande maioria é obtida através da alimentação, em alimentos como carne, ovos, leite, laticínios, cereais e leguminosas.

Ácidos graxos – São conhecidos como a gordura do bem. Eles são responsáveis pelo transporte de algumas vitaminas  pelo organismo. Outra função desse nutriente é no sistema imunológico e de defesa do corpo. Para garanti-los, é indicado consumir peixes, oleaginosas e azeite extra virgem.

Ferro – Em nosso organismo, há a presença de minerais, um deles é o ferro. Esse elemento é essencial para a constituição das hemácias e no transporte de oxigênio para todas as outras células do organismo. A falta de ferro está ligada a problemas de anemia e para garanti-lo é indicado o consumo de carne vermelha, vegetais verde-escura e em leguminosas. Para potencializar a absorção do organismo de ferro, orienta-se o consumo de vitamina C, presentes em frutas cítricas, por exemplo.

Cálcio – É um mineral responsável pela formação dos ossos e dentes, pela a contração muscular, coagulação sanguínea e controle da pressão arterial. Os leites e os seus derivados são fontes bem conhecidas de cálcio, mas também é encontrado em verduras verde-escura.

Os bons restaurantes sempre têm em mente o equilíbrio entre estes elementos, e procuram fornecê-los em todas as suas refeições, de maneira balanceada, nutritiva, e muito saborosa!