Dezembro chegou e com ele as festas. Um ano novo se aproxima, as decorações natalinas começam a aparecer, os sentimentos de bondade, solidariedade e fraternidade começam a fazer parte do dia a dia de todos. É, o Natal também se aproxima!

Época de festas repleta de alegria, otimismo e esperanças, Natal é sinônimo de celebração e casa cheia.

Luzes coloridas, músicas natalinas, velas, flores e presentes preenchem a casa. Famílias reunidas compartilhando a paz e o amor, trocando presentes, sorrisos, abraços e elogios. Mas, esse espírito só se completa com a ceia.

Nas celebrações das famílias brasileiras, não podem faltar o peru assado, o tender e o chester. Pratos preferidos que costumam ser acompanhados por farofas, aquelas feitas de modo especial por cada família, e pelo amado salpicão.

Já nas casas portuguesas, o queridinho é o bacalhau. Pode ser servido em lombos, acompanhado com batatas e cenouras cozidas e regadas ao azeite, ou desfiado e envolto com molho bechamel. As deliciosas rabanadas, nozes e castanhas também não podem faltar.

Enquanto os portugueses se deliciam com o famoso vinho português, os americanos aproveitam a tão conhecida gemada. Feita com ovos, creme de leite, baunilha, açúcar e noz moscada, a bebida é servida gelada e, às vezes, com um pouco de licor. Ah! Também não podemos esquecer os queridinhos biscoitos de gengibre decorados para encantar ainda mais o Natal e a mais que tradicional torta de abóbora.

Já imaginou celebrar um Natal em um piquenique? Pois é assim que a refeição natalina costuma ser feita na Austrália. Por ser uma festividade de verão, é costume ser realizada em parques ou na praia e é recheada de peru, carne de porco e o tão sonhado pudim de ameixa flambada.

Pratos bem elaborados, feitos com carinho e especialmente para as pessoas que mais se ama, fazem da ceia de Natal a refeição mais aguardada do ano em todo o mundo.