O Dia Internacional da Luta Contra a AIDS foi celebrado em 1º de dezembro e tem como seu maior objetivo a conscientização da população a respeito do que é a AIDS, os sintomas e maneiras de prevenção, de forma a combater o preconceito sofrido pelos portadores de HIV.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como AIDS, é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, HIV.

Um vírus que causa a destruição das células de defesa do organismo, enfraquecendo-o e deixando-o mais suscetível as diversas doenças. Dentre estas doenças, podemos frisar desde um simples resfriado a complicações mais graves, como pneumonias, tuberculose e até mesmo certos tipos de câncer.

Contudo, é importante realçar que a transmissão do vírus ocorre somente através do contato de fluidos corporais de uma pessoa soropositivo, portadora do vírus HIV, com os de uma pessoa saudável.

A contaminação, então, só pode ocorrer através de relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas ou, ainda, da mãe infectada para o bebê na hora do parto ou através da amamentação.