O Dia Pan-Americano de Saúde, comemorado no dia 2 de dezembro, é um dia de conscientização a respeito de sintomas, combate e prevenção das doenças típicas no continente americano.

As medidas educativas e preventivas incentivadas pela data e pelo comitê de saúde têm como objetivo a busca de uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral da população. Para isso, a realização de atividades físicas, alimentação saudável e a vacinação em dia são de suma importância.

No Brasil, as campanhas educativas e preventivas de vacinação têm tido resultados positivos. Doenças como varíola, febre amarela, sarampo, catapora e poliomielite estão sob alto controle graças ao calendário obrigatório de vacinação presente no país.

A maior vitória da saúde pública brasileira, no entanto, foi a erradicação da poliomielite. A doença também conhecida como “paralisia infantil”, é uma doença letal causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central e mata os neurônios motores, causando a paralisia em crianças.

A qualidade da nossa saúde também está diretamente ligada ao que comemos e à prática de atividades físicas.

A alimentação equilibrada e variada é necessária para que o organismo consiga desempenhar suas funções corretamente, inclusive ter maior resistência à doenças e complicações. Para isso, é recomendável o consumo de alimentos naturais, frescos e orgânicos.

Cada alimento ingerido traz nutrientes diversos para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas, é aconselhável consultar periodicamente um médico e um nutricionista para acompanhamento das nossas necessidades individuais.

A atividade física é de suma importância para a melhoria da saúde porque diminui os riscos de morte prematura. A prática de exercícios previne infartos e doenças como a doença cardíaca coronária, diabetes, pressão alta e ainda ajuda a controlar os sintomas da ansiedade e depressão.

Assim, campanhas a respeito da importância da alimentação saudável, da prática da atividade física e de vacinação são os principais meios de luta pela melhoria da qualidade de vida e saúde da população.