O mês de setembro é o mês em que se inicia a primavera, a estação das flores. Mas não é só de ornamento que servem as flores, muitas são comestíveis e invadem cada vez mais as nossas cozinhas. A estação é perfeita para a adição desses ingredientes.

Quando o assunto é adicionar flores na cozinha, isso já causa estranheza em muitas pessoas que acreditam que elas só servem para deixar o prato mais rebuscado. Mas, eles estão muito enganados! Pois em nossos dias cotidianos consumimos muitas flores sem nem ao menos perceber.

Apesar de não parecerem tão glamorosas quanto adicionar um amor-perfeito em seu pudim de claras, as alcachofras são brácteas de flores, são comestíveis e muito utilizadas na culinária. E, o melhor de tudo, fazem muito bem para a saúde, auxiliam na digestão e são fontes de muitas vitaminas e sais minerais.

Presentes no dia a dia de muitos brasileiros, a couve-flor, como o próprio nome já diz, é um tipo de inflorescência. Mas, o que muitos não sabem é que a couve-flor, normalmente vendida em sua coloração esbranquiçada, possui outras cores e tipos, podendo ser verde, laranja e até mesmo violeta.

Ele pode até parecer uma mini arvorezinha, mas é na verdade uma outra inflorescência: o brócolis faz a alegria dos pratos e é rico em ferro, cálcio e vitaminas, considerado um dos vegetais mais completos.

Há, também, as partes das flores que comemos sem saber que são, como é o caso do açafrão. Advindo dos pistilos de flores indianas chamadas Crocus sativus, o açafrão é considerado o tesouro da gastronomia, um grama custa cerca de 70 reais.

Com mais sofisticação, existem as flores ornamentais, que são usadas na gastronomia em pratos mais gourmetizados. Que é o caso da capuchinha – com sabor que lembra o agrião – e do dente-de-leão, cujo sabor doce lembra o mel.

Glamorosas ou não, as flores estão cada vez mais presentes em nossos pratos e tudo indica que chegaram para ficar. Então, na hora de temperar seu prato, lembre-se, flores também são comestíveis. Será que teremos que adicionar um espacinho especial para elas na nossa lista de compras?