O paladar infantil é um dos mais exigentes e conseguir agradar os pequenos pode ser uma tarefa complicada. Bombardeados com propagandas e constantemente estimulados pela publicidade dos fast foods e alimentos processados repletos de açúcar, sódio e conservantes, as crianças estão começando cada vez mais cedo a adquirir maus hábitos alimentares. Fazê-las se interessar por alimentos saudáveis é algo que é preciso ser feito com elas desde pequenas, criando estímulos que farão com que elas prefiram esse tipo de alimento.

A forma “clássica” de oferecer legumes e verduras para as crianças é transformando-os em alimentos divertidos, ofertando-os em formatos de carinha, bichinhos ou formas criativas. Já imaginou fazer em um prato um jardim divertido com flores de cenoura e joaninhas de tomate? São pequenos detalhes que fazem a criança se interessar. Substituir os alimentos processados por alternativas saudáveis é uma ótima também, como, por exemplo, fazer ketchup de beterraba ou macarrão de abobrinha.

Conforme os pequenos vão crescendo e se desenvolvendo, seu paladar também vai alterando, por isso é interessante fazer a criança experimentar a comida apresentando-a de diferentes formas e em diversos momentos, pois um dia ela pode mudar e passar a gostar de determinado alimento.

Experimente trazer o alimento que ela já gosta, mas elaborado com ingredientes diferentes, por exemplo, cortando melancias em fatias parecidas e juntando-as para fazer uma pizza de frutas, com bananas em rodelas por cima e outras frutas de sua preferência, como kiwis e mangas. Quanto mais colorida, mais atrativa a comida fica para a criança, repare nos biscoitos infantis, eles sempre vêm com formatos fofinhos e cores atrativas que conversam com o universo lúdico em que a criança vive. Faça o mesmo com os legumes e verduras e verá os pequenos bem mais motivados a experimentar algo novo.

Uma outra ideia para fazer as crianças se interessarem pela comida é chamá-las para participar da hora do almoço, ajudando em pequenas tarefas na cozinha, como montar os pratos de forma divertida, lavar os legumes ou, se elas já forem maiores, cortar algum ingrediente. Quando elas fazem parte de alguma fase do processo de preparo, tendem a se interessar mais e a serem mais flexíveis para experimentar coisas novas.

O grupo de restaurantes Bonjardim disponibiliza em todas suas refeições e buffets opções saudáveis para adultos e crianças. Com uma grande quantidade de legumes, frutas, cereais e verduras. Nossos vegetais são escolhidos a dedo, buscando sempre oferecer a melhor qualidade em todos produtos que oferecemos.