O verão está chegando e os termômetros já estão subindo. Assim, cuidados redobrados com a alimentação e o consumo de água são necessários para uma vida mais saudável.

O nosso corpo elimina água e nutrientes naturalmente através do suor, da urina, fezes e respiração. Porém, essa perda é ainda maior em dias quentes porque o nosso organismo utiliza uma maior quantidade de água e gasta mais energia para regular a temperatura corporal.

Com o aumento das temperaturas, a necessidade de ingestão de água é ainda maior. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Caso contrário, podemos nos desidratar e ter diversos problemas, como o cansaço excessivo, dor de cabeça, náuseas, vômitos, câimbras e até mesmo exaustão.

O calor excessivo também causa uma diminuição do metabolismo basal, ou seja, aquelas calorias que gastamos durante o nosso período de repouso. Nessa fase, nosso organismo se esforça muito para manter a temperatura interna do corpo, por isso, consumir alimentos leves é muito importante para prevenir a sensação de mal-estar tão comum nos dias quentes.

Assim, para curtir o verão de forma saudável, alguns cuidados com a alimentação são necessários. Frutas, legumes, verduras e carnes brancas não podem faltar nas nossas refeições, pois facilitam a digestão. Já os alimentos à base de grãos e de cereais integrais e leguminosas devem ser consumidos devido à quantidade de fibras e nutrientes presentes. Todos estes alimentos também possuem alto teor de líquido, o que contribui para a hidratação.

Por fim, para aproveitar e se refrescar nos dias mais quentes, nada mais gostoso e proveitoso que tomar os sucos naturais e picolés de nossas frutas preferidas.