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Volta às aulas: A importância da rotina e da alimentação saudável no dia a dia das crianças.


Fevereiro é o mês de retorno às aulas e, com ele, cuidados redobrados são necessários com as crianças. A volta da rotina, da alimentação e dos horários regrados é sempre difícil para os pequenos, porém há alguns cuidados que podem facilitar essa transição.

Primeiro, é importante ressaltar a necessidade de estabelecer horários para o dia a dia das crianças. A forma como é organizada a vida do seu filho é fundamental para que ele tenha um crescimento tranquilo, saudável e feliz. A noção de tempo é algo complexo para a psique infantil, assim, uma rotina bem estabelecida a ajuda a antecipar o que vai acontecer e criar uma sensação de organização, além de fazê-la se sentir segura.

Com a rotina, a criança sabe que, ao acordar, ela deve tomar café da manhã e se preparar para a escola. Sabe que, após as aulas, ela poderá brincar, mas também terá a hora de fazer as atividades de casa. A criança compreende que ela vai dormir em um determinado horário, mas que aproveitará o dia antes disso. Tais compreensões ajudam seu filho a ter uma vida menos ansiosa, mais proveitosa e organizada.

A nutrição está intimamente ligada ao desenvolvimento e aprendizado das crianças, assim, a volta às aulas é também um momento de preocupação com a alimentação dos pequenos. Embora não ideais, as cantinas escolares não apresentam opções saudáveis para os lanches. Portanto, é importante que os pais preparem as lancheiras dos filhos com alimentos cuidadosamente escolhidos e preparados.

O cuidado com a alimentação deve começar antes mesmo das aulas. O café da manhã é a principal fonte de energia para o dia, favorecendo, assim, a concentração e a aprendizagem. O lanche ideal é aquele que contém um líquido, que pode ser suco ou chá; uma porção de fruta, proteína, queijo ou iogurte, por exemplo; um carboidrato para fornecer energia, recomenda-se pães integrais ou cereais.

Um lanche saudável não é sinônimo de lanche sem graça. Eles devem ser agradáveis e nutritivos. Variar as opções diariamente e oferecer, mesmo que com menos frequência, algo que as crianças gostem, é a forma ideal de cuidar da saúde dos filhos enquanto provê uma alimentação agradável nessa volta às aulas.

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